COVID-19

No início de janeiro de 2020, um novo coronavírus (2019-nCoV) foi identificado como o agente infeccioso que causa um surto de pneumonia viral em Wuhan, China, onde os primeiros casos tiveram seus sintomas iniciados em dezembro de 2019.

Os coronavírus são vírus de RNA envelopados que são amplamente distribuídos entre humanos, outros mamíferos e aves e causam doenças respiratórias, entéricas, hepáticas e neurológicas.

Sabe-se que seis espécies de coronavírus causam doenças humanas. Quatro vírus – 229E, OC43, NL63 e HKU1 – são predominantes e geralmente causam sintomas comuns de resfriado em indivíduos imunocompetentes. As duas outras cepas – coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-COV) e coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-COV) – são de origem zoonótica e têm sido associadas a doenças por vezes fatais.

Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas.

Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de doenças
respiratórias, como tosse e espirros.

Quais os sintomas do Coronavírus?

Os sintomas geralmente aparecem após o segundo dia após a infecção. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Os principais sintomas são:

 

  • Febre
  • Tosse seca
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Dores pelo corpo
  • Dor de garganta
  • Dor de Cabeça
  • Coriza
  • Diarreia
  • Náuseas
  • Perda de olfato

Exames diagnósticos para COVID-19 disponíveis na PRÓ BEM SAÚDE

Temos diferentes exames laboratoriais indicados para detecção da infecção pelo SARS-CoV-2.

Abaixo segue lista dos testes disponíveis em nossa unidade. Entenda suas diferenças e indicações:

Para quem está com os sintomas

RT-LAMP para SARS-CoV-2:  Teste desenvolvido para detecção do vírus SARS-CoV-2 em amostras de saliva de pacientes com COVID-19.

O teste utiliza a técnica de amplificação isotérmica mediada por LOOP com transcriptase reversa para identificar qualitativamente a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2.  A coleta é simples , segura e não invasiva. teste aprovado pela OMS e com alto índice de detecção.

Sensibilidade:  80%

Especificidade: 100%

Antígeno de SARS-CoV-2: é um teste imunológico baseado no reconhecimento do antígeno (uma parte da estrutura do vírus) em amostras coletadas por swab de nasofaringe.  Por apresentar resultados efetivos com agilidade, esse teste é muito utilizado por ter ótimo custo benefício. A sensibilidade do teste de ANTIGENO é inferior ao RT-PCR de nasofaringe, mas ainda apresenta resultados seguros.

Sensibilidade:  86,4%

Especificidade: 100%